Apresentação

O Núcleo Regional de Tecnologia Educacional – NRTE -- faz parte da Oficina Pedagógica e tem como objetivo apoiar a implementação do Programa Estadual de Tecnologia Educacional do Estado de São Paulo , oferecendo formação continuada a todos os profissionais da educação que atuam em escolas da rede pública estadual, no uso de novas tecnologias educacionais, garantindo a integral utilização dos laboratórios de informática e demais recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar.

Além destes objetivos, acrescentamos:

* Introduzir a informática como ferramenta pedagógica auxiliar do professor em sua prática cotidiana, possibilitando uma melhor qualidade do processo ensino-aprendizagem;

* Pesquisar alternativas para a utilização do computador no processo ensino - aprendizagem;

* Contribuir para o desenvolvimento de metodologias de trabalho em que a máquina seja uma ferramenta auxiliar para a construção do conhecimento;

* Propor reflexões sobre a utilização dos novos recursos tecnológicos e sua relação com objetivos e paradigmas educacionais.

No NRTE, são trabalhados:

•  softwares para edição de texto;

•  desenho;

•  elaboração de planilhas eletrônicas;

•  apresentação / multimídia;

•  noções gerais sobre o uso da internet e de hardware;

•  avaliação de softwares;

•  oficinas de elaboração de projetos interdisciplinares para implantação de informática educativa em escolas;

A equipe que atua nestes Laboratórios de Informática da Oficina Pedagógica é composta por Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) (docentes), que oferecem suporte pedagógico, técnico e logístico às escolas da rede pública estadual. Além do atendimento no núcleo, estes profissionais, junto com os outros ATPs da Oficina Pedagógica, também atendem aos professores em suas próprias escolas.

Nossa Equipe

O NRTE é administrado pelo modo Colegiado e a participação de cada um resulta num verdadeiro trabalho de equipe.

NOME

FUNÇÃO

Andrea Helena Nogueira Brieger Pereira

ATP de Tecnologia

Fábio Gomes Silva

ATP de Tecnologia

Horário de Atendimento :

De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00.

Telefones:

Direto: 3636-0429

PABX: 3610-0013 / 3610-0015 Ramal: 227.

Email do NRTE: nrteribeiraopreto@metalnet.com.br

A Sala Ambiente de Informática (SAI)

A Sala Ambiente de Informática da escola visa ao atendimento dos alunos da unidade escolar em que está instalada, assim como dos profissionais da educação que ali atuam, para fins pedagógicos, segundo o projeto Político Pedagógico e Projeto de Tecnologia Educacional da escola. O laboratório e equipamentos ali contidos, por conseguinte, devem ser utilizados para promover a melhoria do processo educativo da unidade escolar em que se inserem.

Atualmente, contamos com 52 escolas informatizadas. Duas destas já contam com um moderno sistema conhecido como Disk Less, e possuímos mais 34 escolas de 1ª à 4ª séries em fase de conclusão de implantação, projeto este denominado Universalização .

Ainda existe um outro programa de implementação denominado PROMED, que atenderá as escolas de Ensino Médio restantes. Desta forma, a SEE pretende instituir as salas ambientes de informática em todas as escolas da rede publica estadual.

Encontra-se em andamento também o projeto de implantação do sistema intragov, que em breve estará chegando a nossa Diretoria e permitirá a todas as escolas um acesso à Internet em banda larga, tanto de caráter administrativo quanto pedagógico, interligando as Escolas, a Diretoria de Ensino e a Secretaria da Educação.

Projetos que utilizam a tecnologia ou preparam para o uso da mesma.

Projeto Aluno Monitor

O Projeto “Aluno Monitor”, proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é uma experiência desafiadora para os 9.000 alunos das 2931 escolas da rede estadual que dispõem de Sala de Informática (SAI).

O Projeto assume o compromisso de transformar as SAIs em um espaço de criação, expressão, vivência participativa e formação de cidadania, auxiliados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs.

Projetos Informatizados de Recuperação e Reforço: Números em Ação e Trilha de Letras

Estes projetos propõem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores e alunos das quintas e sextas séries do Ensino Fundamental, como apoio ao desenvolvimento de ações voltadas às questões de letramento em Língua Portuguesa e Matemática, em aulas de recuperação e reforço.

Projeto Formação continuada de Língua Inglesa -

Desenvolve-se no momento para o interior em três cursos: o Interaction Teachers , Teachers Link estes dois já em andamento e visam ao atendimento à capacitação do professor que atua em sala de aula e o Interaction Student, que será lançado em breve e visa ao trabalho diretamente com o aluno.

Projeto Gestão Escolar e TICS

O Projeto se desenvolve por meio do uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) como suporte à gestão escolar e à articulação entre as dimensões técnico-administrativas e pedagógicas e atende a profissionais da rede estadual de São Paulo:

- Supervisores de Ensino;

- Assistentes Técnicos Pedagógicos de Tecnologia Educacional;

- Diretores de Escola;

- Vice-Diretores de Escola;

- Professores Coordenadores;

O Projeto prepara estes gestores para utilizarem as Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da escola e na gestão escolar, bem como apoiarem, se comprometerem, e promoverem condições para que os professores possam incorporar as TIC à prática pedagógica, favorecendo a aprendizagem significativa por parte dos alunos.

Atuam como capacitadores: Supervisores de Ensino e ATP's de Tecnologia

Informações Importantes:

Sobre os projetos Aluno Monitor, Trilha de Letras, Números em Ação e Unificado de Língua Inglesa, pode-se ter acesso a mais informações pelo site www.patiopaulista.sp.gov.br .Pode-se, ainda, encontrar o acesso para o site Coffe Break, criado especialmente para o professor de língua Inglesa.

O projeto de Gestão Escolar e TIC pode ser acessado por meio do site www.gestores.pucsp.br ;

Em continuidade ao curso Interaction Teachers, a Valley Educação já disponibilizou, para os professores que concluíram o módulo Básico, o ambiente do módulo Intermediário, desde 29 de Agosto de 2005 .Por isso, é preciso atenção para não perder os prazos.

Aviso aos Professores do Cursos de Língua Inglesa.

Para os professores que estavam com suas senhas bloqueadas , a Valley Educação já enviou por e-mail os novos Logins e Senhas, e também já se encontra disponível no site o módulo básico para início imediato. Caso o professor ainda não tenha recebido o login e a senha favor enviar um E-mail avisando, para que possamos tomar as devidas providências o mais breve possível. Utilizar o seguinte e-mail: fabio.nrte@ig.com.br .

É importante que, no primeiro acesso que realizem, seja feita a verificação e atualização dos dados cadastrais, inclusive o de endereço de E-mail, pois muitos estão desatualizados e a Valley não consegue contatá-los.

Site para acesso do acompanhamento ( acesso obrigatório ) www.valleyeducacao.com.br/it

Através do site www.valleyeducação.com.br/fde vocês também podem ter acesso ao CHAT mesmo sem a senha caso necessitem de alguma orientação técnica ou da parte pedagógica.